Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

Paralisia Facial Periférica

O que é Paralisia Facial Periférica?

A Paralisia Bell ou Paralisia Facial Periférica é um quadro neurológico descrito pelo médico escocês Sir Charles Bell no inicio do século 19.

O termo Paralisia de Bell hoje em dia é reservado para os casos de origem desconhecida, que representa cerca de 50% do total.

E essa paralisia é comum?

Estima-se que tenham aproximadamente de 13-34 novos casos de Paralisia de Bell por ano, sem relação com etnia, sexo ou localização geográfica, porém o risco é 3 vezes maior durante a gestação (principalmente no 3º Trimestre) e em paciente diabéticos.

Quem já teve o quadro, pode apresentar de novo?

Quem já teve em algum momento a Paralisia de Bell pode vir a apresentar de novo, seja no mesmo lado ou do lado contrario da face. Porém esse risco é bastante pequeno, os estudos mostram uma taxa de recorrência em torno de 7 a 15% ao longo de 10 anos.

Mas o que causa esse quadro?

A maior parte dos casos apresenta causa desconhecida, no entanto é conhecido que um dos fatores que pode desencadear é a reativação do vírus Herpes Simplex. Pois é, aquele mesmo virus que pode reativar na pele, dando aquelas vesículas (bolhinhas) no canto da boca, pode também inflamar o nervo facial, resultando na paralisia de um lado do rosto.

Esta reativação não significa que a pessoa teve contato com o vírus nesse momento, mas pode ter sido em qualquer época da vida. Estima-se que cerca de 90% das pessoas já tiveram algum contato com o vírus, mas apenas 25% apresentam sua manifestação através das lesões na boca.

E quais são as principais características da Paralisia de Bell?

A sua característica principal é a paralisia ou fraqueza dos músculos de um lado da face, incluindo 3 seguimentos, que são:

  • Dificuldade para levantar a sobrancelha ou enrugar a testa;
  • Dificuldade para fechar o olho;
  • Fraqueza da musculatura da boca, com desvio para o mesmo lado que o olho e a testa estão afetados;

Ainda podem apresentar no mesmo lado da paralisia facial, diminuição da sensação de sabores na metade da língua, redução da das lagrimas e ressecamento do olho e aumento da audição do mesmo lado.

Algumas pessoas referem dor atras da orelha alguns dias antes do inicio da fraqueza dos músculos da face.

Gostou do conteúdo? Faça uma avaliação do Google clicando AQUI!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais Sobre Nós