Obesidade na Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer (DA) é a principal causa de demência em idosos, sendo uma doença neurodegenerativa lenta, progressiva, que leva o indivíduo a um declínio cognitivo, podendo levar até a morte. Os principais marcadores histopatológicos dessa doença são a presença de placas senis e emaranhados neurofibrilares, resultantes da aglomeração anormal da proteína B-amiloide no cérebro (principalmente no hipocampo). Sabe-se que o acúmulo desta proteína é um fator inicial para a gênese da doença de Alzheimer, visto que pode gerar neurotoxicidade, perda de massa encefálica e prejudicar os impulsos nervosos.ç

Como ocorre a obesidade na doença de Alzheimer

Atualmente estudos mostram uma associação entre doença de Alzheimer, Obesidade e Diabetes Mellitus tipo 2. A obesidade é uma doença onde ocorre um processo inflamatório de baixo grau, e que possui um caráter multifatorial, em que fatores psicológicos, sociais e principalmente biológicos atuam em sua origem, podendo levar a resistência à insulina (Diabetes Mellitus tipo 2), entre outras doenças crônicas não transmissíveis. Isso acontece pelo fato de o Alzheimer ter também como base o caráter inflamatório, mesmo que os riscos associados sejam de caráter multifatorial.

Siga-nos no Instagram.

Uma resposta

Os comentários estão desabilitados.

Você sofre com enxaqueca?

Então vem conhecer o primeiro método
ENXAQUECA-KILLER!