AVC

O que é AVC?

É  a sigla para Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, consiste da disfunção aguda e morte de parte do tecido cerebral, podendo ter 2 principais causas, hemorragia ou isquemia cerebral.

avc asas - julho 2024

Porque isso ocorre?

A hemorragia cerebral, ou AVC hemorrágico, acontece quando um vasos do cérebro rompe e sangue extravasa no meio do tecido cerebral. O AVC hemorrágico tem 2 causas principais, que são a Hipertensão descontrolada e o enfraquecimento dos vasos cerebrais decorrentes do envelhecimento (chamada de angiopatia amiloide).

avc ss - julho 2024

O que causa o AVC?

O AVC isquêmico pode ser causado por diversos fatores, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol, tabagismo, disfunções cardíacas, entre outras. O Check-up anual e o controle adequado dos fatores de risco são as melhores formas de prevenção desta doença, que é a segunda maior causa de morte no Brasil.
Tão importante quanto o controle dos fatores de risco, é a chamada prevenção secundária, que consiste em identificar, em um indivíduo que já sofreu um AVC, as causas deste evento e atuar de todas as maneiras para evitar que se repita.

Confira nossos artigos mais recentes

Tendão de aquiles
Neurologia Integrada

Tendão de Aquiles

Diga Adeus à Dor: Tratamentos Eficazes para Tendinopatia do Tendão de Aquiles   Se você sente dor ou rigidez na parte de trás do tornozelo,

Leia Mais »
avaliação neuropsicologica
Neurologia Integrada

Avaliação Neuropsicológica

Avaliação Neuropsicológica: Explorando a Complexidade da Mente Bem-vindo à nossa jornada pelo mundo da avaliação neuropsicológica, um processo profundo e essencial que nos permite desvendar

Leia Mais »

Veja mais no Blog

Você sabia que o Acidente Vascular Cerebral (também conhecido com AVC ou derrame) é uma das doenças que mais mata no nos países em desenvolvimento como o Brasil?

avc stroke 1 - julho 2024

Uma a cada seis pessoas sofrerão um AVC ao longo de sua vida que pode causar sequelas definitivas como dificuldade de caminhar, engolir ou mesmo de se expressar.

Você sabe identificar os sintomas de um AVC? Conheça os principais na lista a seguir:

Caso perceba um ou mais desses em si próprio ou em um conhecido, não espere ou vá dormir esperando que melhore, procure imediatamente o Pronto Atendimento ou ligue para o SAMU.

Saiba mais em nosso Instagram.