Você sabia que o Acidente Vascular Cerebral (também conhecido com AVC ou derrame) é uma das doenças que mais mata no nos países em desenvolvimento como o Brasil?

Uma a cada seis pessoas sofrerão um AVC ao longo de sua vida que pode causar sequelas definitivas como dificuldade de caminhar, engolir ou mesmo de se expressar.

Você sabe identificar os sintomas de um AVC? Conheça os principais na lista a seguir:

Caso perceba um ou mais desses em si próprio ou em um conhecido, não espere ou vá dormir esperando que melhore, procure imediatamente o Pronto Atendimento ou ligue para o SAMU.

Saiba mais em nosso Instagram.

AVC

O que é AVC?

É  a sigla para Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, consiste da disfunção aguda e morte de parte do tecido cerebral, podendo ter 2 principais causas, hemorragia ou isquemia cerebral.

Porque isso ocorre?

A hemorragia cerebral, ou AVC hemorrágico, acontece quando um vasos do cérebro rompe e sangue extravasa no meio do tecido cerebral. O AVC hemorrágico tem 2 causas principais, que são a Hipertensão descontrolada e o enfraquecimento dos vasos cerebrais decorrentes do envelhecimento (chamada de angiopatia amiloide).

O que causa o AVC?

O AVC isquêmico pode ser causado por diversos fatores, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol, tabagismo, disfunções cardíacas, entre outras. O Check-up anual e o controle adequado dos fatores de risco são as melhores formas de prevenção desta doença, que é a segunda maior causa de morte no Brasil.
Tão importante quanto o controle dos fatores de risco, é a chamada prevenção secundária, que consiste em identificar, em um indivíduo que já sofreu um AVC, as causas deste evento e atuar de todas as maneiras para evitar que se repita.

Confira nossos artigos mais recentes

Cefaleia

Enxaqueca pré-vestibular

Conheça as principais características da enxaqueca vestibular e aprenda a diferenciá-la de outras doenças A enxaqueca é uma doença comum e, segundo a Sociedade Brasileira

Veja mais no Blog

Você sofre com enxaqueca?

Então vem conhecer o primeiro método
ENXAQUECA-KILLER!