Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

Você presta atenção nas suas emoções? Está na hora de procurar um terapeuta?

Depressão.

Já percebeu como esse assunto está em alta atualmente? Os números impressionam e promovem um alerta: você presta atenção nas suas emoções? Não está na hora de procurar um terapeuta?

Em 2017 a Organização Mundial da Saúde chocou o mundo com um dado de tirar o fôlego. Mais de 300 milhões de pessoas sofrem com problemas de ansiedade no mundo. O número aumentou muito em relação a mesma pesquisa feita em 2005. Houve um crescimento de mais de 18% nos casos.

Leia também:

Drible as preocupações com o trabalho para dormir melhor

Não confunda depressão com tristeza: confira aqui as diferenças

Um ponto final para as enxaquecas: uma das doenças mais comuns do mundo!

A taxa de suicídio também assusta! Mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida por ano no mundo.

O grande vilão muitas vezes é o preconceito de assumir o sentimentalismo que temos, a não a percepção do que estamos sentindo e onde e como estamos depositando nossa felicidade.

Será que não está na hora de procurar um terapeuta para cuidar de suas emoções? 

Prestamos pouca atenção no que estamos sentindo e sobre quais são as nossas emoções e os efeitos que elas causam em nós.

O fato de ignorarmos o que estamos sentindo tem consequências e, acredite, elas são bem sérias!

Se você se sente constantemente com raiva, por exemplo, pode ser um sinal de depressão. Se você sente dificuldade em olhar as pessoas nos olhos e de ter uma certa resistência para sair da cama e/ou sair de casa, isso também pode ser um sinal de depressão e precisa ser tratado!

Assim como vamos ao médico quando temos uma gripe, assim como nos deslocamos ao hospital quando nos machucamos ou sofremos acidentes, precisamos ser acompanhados por psicólogos e psiquiatras.

Todos precisamos de terapia

Em algum momento da vida você vai precisar de terapia. E isso é normal, aceite. 

Todos estamos sujeitos não apenas aos benefícios que a vida nos oferece, mas também das suas muitas mazelas e problemas.

Obviamente que em muitos casos não há a necessidade de terapia constante, mas mesmo àqueles que não precisam visitar semanalmente um psicólogo ou psiquiatra, precisam passar de vez em quando porque isso é muito benéfico à saúde.

Por que fazer terapia é benéfico à saúde?

“Conhece-te a ti mesmo”. Sócrates, filósofo grego, chegou nessa conclusão cerca de 300 anos antes de Cristo.

Aprender a conhecer a si, sua cosmovisão de mundo e sobre o que compõe seus sentimentos e também suas atitudes, certamente contribuirá para uma vida mais sadia em todos os aspectos, principalmente em seus círculos de amizade e diversos outros relacionamentos.

Um outro grande fator que faz com que a terapia seja importante para qualquer pessoa é entender os diversos pontos de vista, principalmente ter a visão panorâmica sobre si mesmo, observando seus comportamentos, escolhas e suas respectivas consequências.

Ter essa visão panorâmica de si e dos seus comportamentos é essencial para que você habilite algo que hoje em dia faz cada vez mais falta no mercado de trabalho e vida pessoal: controle emocional.

Quanto mais nos conhecemos mais percebemos nossas falhas, defeitos e qualidades. A partir disso também nos é possível perceber até onde podemos controlar os fatores a nossa volta e entender nossos limites sendo compreensivos e pacientes não apenas com a gente, mas também com quem nos cerca.

Uma pausa na angústia

Somos uma sociedade cada vez mais angustiada por conta da ansiedade.

Só no Brasil, há cerca de quase 19 milhões de pessoas que sofrem com esse mal – muitas nem percebem que sofrem! 

Naturalmente, essa extrema ansiedade que prejudica nosso trabalho, nossos relacionamentos, nossos estudos, geram uma tangível angústia pelas diversas responsabilidades que nos cercam.

E isso não está ligado apenas adultos!

Adolescentes e jovens compõem as estatísticas de ansiedade por conta do tempo desperdiçado na internet em relação às demandas que têm nas escolas e universidades.

Essa é também uma das problemáticas que a terapia ajuda a resolver, porque a partir da percepção do controle sobre as coisas que nos cercam e do fortalecimento da inteligência emocional, vamos conseguindo driblar a angústia nos fazendo notar o motivo de estarmos ansiosos e angustiados.

Volte a se amar!

O último importante ponto que faz com que a terapia seja essencial em algum momento da sua vida é o de voltar a se amar.

Conforme envelhecemos, conforme os dias passam e, naturalmente, erros vão sendo cometidos, vamos deixando de se importar com a gente – Esse é um dos principais problemas quando não prestamos o devido cuidado com as nossas emoções!

Só podemos realmente cuidar as pessoas que estão à nossa volta quando também nos cuidamos.

Na terapia você será capaz de voltar a se olhar com cuidado e empatia. Será compreensivo com seus defeitos é aumentará novamente a sua autoestima.

Aprimorando sua forma de notar o mundo e suas emoções você será capaz de lidar com maior facilidade com os outros problemas

Por isso, não deixe de entrar em contato conosco e agendar uma consulta.

Lembre-se: Quando mais cedo você fizer isso mais cedo resolverá as outras esferas da sua vida. Cuide de si.

Siga-nos no Instagram.

botao cta 1 - junho 2022

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram