Problema de memória? Existe 1 vitamina que vai te ajudar

As vitamina, assim como os minerais, faz parte de um conjunto de substâncias fundamentais para procedimentos realizados por nosso metabolismo. Nosso corpo é capaz de armazenar diferentes quantidades dessas substâncias, que podem ser encontradas em alimentos ou microrganismos. Contudo, uma vez que determinada vitamina deixa de ser ingerida adequadamente, uma série de consequências se manifestam através de sintomas em nosso corpo.

Estamos falando sobre a vitamina B12, sua carência pode ocasionar diversos problemas de memória, especialmente em pessoas mais idosas.

Trata-se de uma deficiência pouco diagnosticada, que deve ser acompanhada com o máximo de atenção e cuidados.

Tudo o que você precisa saber sobre os problemas de memória que o deficit de vitamina B12 pode causar

vitamina b12 - março 2024

O que é a vitamina B12?

A vitamina B12 faz parte do complexo B, também chamada de cobalamina ou cianocobalamina, por possuir traços de cianeto e cobalto em sua composição.

Assim trata-se de uma vitamina altamente sintetizada pelo organismo humano, e uma das poucas substâncias que são armazenadas em grandes quantidades pelo fígado.

Além de fazer parte do complexo vitamínico, a B12 também atua como catalisadora em outras reações do organismo.

Ela foi a última vitamina a ser descoberta cientificamente, em meados dos anos 1940, através de identificação no fígado de bezerros.

Sua principal funcionalidade se encontra na produção de células vermelhas, ou seja, relacionada ao sangue.

As hemácias sanguíneas são responsáveis pelo transporte de oxigênio e dependem da vitamina B12 para serem produzidas.

Por outro lado, essa vitamina também tem participação na manutenção do sistema nervoso e na preservação do DNA, prevenindo doenças como o câncer.

Sua deficiência no organismo pode ocasionar uma série de problemas de saúde, entre eles, a perda de memória e doenças relacionadas a demência.

O que ocasiona problemas de memória?

Problemas de memória, especialmente em pessoas de idade mais avançada, são frequentemente associados a doenças como Alzheimer ou outros distúrbios de demência.

No entanto, existem outros motivos que levam a esses quadros. O uso de medicamentos, como ansiolíticos ou relaxantes musculares, pode ocasionar sintomas relacionados a problemas de memória.

Da mesma forma, a ingestão de tabaco, álcool e outras drogas também afeta o sistema nervoso.

Lesões na cabeça ou acidentes vasculares cerebrais, os AVC, interrompem o fluxo normal de sangue para o cérebro, podendo ocasionar perda de cognição e memória.

Situações de estresse ou quadros de depressão também podem ser considerados quando o paciente desenvolve problemas de memória.

Por fim, deficiências nutricionais são responsáveis por afetar a memória, especialmente a vitamina B12.

Como a vitamina B12 e problemas de memória se relacionam

Problemas de memória são resultados de uma disfunção, ou mau funcionamento, da área do cortex cerebral, o Lobo Pré-frontal.

Como mencionado, diversos fatores podem estar associados a problemas de memória, desde estresse, ansiedade, até doenças neurológicas e má alimentação.

Uma vez que quadros mais severos ou constantes de perda de memória ocorrem em pessoas da terceira idade, distúrbios como o Mal de Alzheimer costumam ser mais considerados.

No entanto, a carência da vitamina B12 também pode levar a essa situação, mesmo sendo pouco diagnosticada e considerada.

Ao longo da vida, nossos neurônios realizam infinitas funções, e, com o tempo, vão se desgastando e deteriorando.

A vitamina B12 auxilia também na produção e reparação desses neurônios, proporcionando um maior equilíbrio nas reações do metabolismo.

Basicamente, ela produz uma capa protetora, chamada mielina, que recobre os nervos. Sem essa proteção, as células passar a se desgastar mais facilmente.

Uma vez que essa substância deixa de ser ingerida e atuar corretamente, as funções do sistema nervoso ficam comprometidas.

Especialmente em idosos, a carência da vitamina B12 pode provocar sintomas similares a doenças neurológicas, como Alzheimer, e os exames da substância são feitos em segundo plano.

Problemas de memória não envolvem somente esquecimento, mas também afetam a coordenação motora, fadiga e dificuldade de comunicação.

Dessa forma, o deficit de vitamina B12 influencia diretamente nas funções do sistema nervoso, e afeta mais pessoas idosas por já possuíram uma predisposição a esse quadro.

Como a carência da vitamina B12 pode ser diagnosticada

Uma vez que se apresentam os sintomas relacionados a problemas de memória, a primeira atitude a ser tomada é procurar um neurologista.

Especialmente na terceira idade, se considera outras doenças neurológicas, que não possuem diagnóstico conclusivo, então é preciso descartar outras possíveis causas.

Entre os exames requeridos pelo profissional, é possível realizar uma análise laboratorial de sangue que conste os níveis de vitamina B12.

Assim, identifica-se a carência dessa substância, podendo dar início a reposição e tratamentos adequados, descartando, também, outras doenças relacionadas a problemas de memória.

Onde a vitamina B12 pode ser encontrada?

As principais fontes de vitamina B12 são peixes de água fria, como salmão e trutas, e carne bovina, com foco no fígado, ovos e derivados de leite também possui porcentagem relativa dessa substância.

Pessoas que relatam problemas de memória e apresentam carência de vitamina B12 podem iniciar uma dieta mais rica dessa vitamina, ou tomar suplementos.

É importante que os alimentos consumidos sejam variados, para que não ocorra a situação inversa e haja um excesso de vitamina.

Pessoas adeptas ao vegetarianismo ou veganismo podem apresentar deficiência vitamínica e sintomas futuros, mas também é possível suprir com complementos alimentares em cápsulas.

Conclusão

A vitamina B12 é de suma importância para o correto funcionamento do sistema nervoso, e sua carência pode levar a diversas consequências, como problemas de memória.

Especialmente em pessoas na terceira idade, é preciso estar atento para o quadro de sintomas, e procurar atendimento médico pedindo por exames de sangue que relatem os níveis da vitamina B12.

Essa substância age em diversas partes do corpo, atuando nas células vermelhas, protegendo contra doenças e ajudando na proteção dos nervos.

Sem a vitamina B12, a substância responsável por retardar o desgaste do sistema nervoso deixa de ser produzida, levando a problemas nas funções cerebrais.

Consumir essa vitamina de forma correta diminui os riscos de problemas de memória e seus agravantes, além de melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos.

Principalmente alimentos provenientes da carne animal, além de ovos e leite, possuem boas porcentagens dessa vitamina, e é possível repor sua quantidade através de suplementos.

Assim como outras vitaminas e minerais, a B12 é essencial para o equilíbrio do corpo e seu metabolismo, devendo ser monitorada periodicamente.

Saiba mais em nosso Instagram.