Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

Saúde do Idoso: como se manter saudável na na terceira idade 8 formas?

A longevidade é um dos principais assuntos das pautas tecnológicas, econômicas e humanas.

Layla Vallias, por exemplo, cofundadora da Hype60+,  empresa especialista em ações de marketing para o público sênior, discorre que em breve haverá uma tsunami de pessoas com 60 anos.

E a pergunta que não quer calar é: Como se manter saudável na terceira idade?

Só no Brasil, há mais de 30 milhões de pessoas pertencentes ao público sênior. E esse dado é um número em ascensão principalmente porque agora o desenvolvimento da medicina aliada às novas tecnologias voltadas à saúde estão potencializando a longevidade não só aqui, mas em várias partes do mundo.

 

Leia também:

Constipação na Doença de Parkinson

Os alimentos e a Doença de Parkinson

Novos caminhos da Doença de Parkinson

 

Em 2030, ainda no Brasil, pessoas acima dos 60 anos ultrapassarão indivíduos entre 0 e 14 anos.

 

Nesse artigo vamos falar sobre as melhores práticas que estão fazendo muitos membros da melhor idade ter uma vida saudável e ativa. Dicas que muito provavelmente não mudarão muito quando falarmos da próxima década e da próxima geração de idosos.

 

1 – Continue se exercitando!

Criar o hábito de gastar pelo menos 30 minutos do dia praticando exercício físico tornará sua vida muito melhor! Esse estilo de vida também orienta para que evite bebidas alcóolicas e fumo, munido também de uma regrada alimentação e uso de muita água, sempre.

 

2 – Água, sempre!

Sim, foi mencionado acima e o principal motivo disso é validar que seu uso é importantíssimo e essencial para que você tenha uma ótima saúde na terceira idade. A regra básica é: tome entre 6 e 8 copos de água por dia.

 

3 – Largue o sal

O uso de sal eleva o risco de problemas de coração. Ele “drena” a água que existe em nosso corpo e isso o faz se tornar um vilão perigosíssimo. Ao invés de usá-lo para temperar alimentos, procure alternativas como limão, cheiro verde e cebolas. Sua saúde agradecerá muito!

 

4 – Dê adeus a comidas industrializadas

Por precisarem de muitos conservantes para limitar a deterioração esse tipo de alimento é um terrível aliado da longevidade. Evite sucos, bolos e sobremesas. Procure produzir sua própria comida de forma natural e muito mais saudável.

 

5 – Azeite no lugar de óleo

Troque imediatamente o óleo de cozinha pelo azeite. É mais saudável. Óleo aquecido acima dos 180º produz substâncias maléficas para o organismo tornando também você propício a problemas do coração e oxidação das células.

 

6 – Coma peixes

Se você ainda não tem o hábito de colocar peixes na sua dieta entenda esse conteúdo como um “conselho de um grande amigo”. Peixes são ricos em ômega 3 gerando benefícios principalmente ao coração.

 

7 – Saúde do Idoso no alimento!

Conforme a idade vai avançando precisamos cada vez mais nos preocupar com o que estamos comendo. Abusar de frutas, legumes e verduras será fundamental para ter uma vida saudável na terceira idade.

 

8 – Cereais e grãos

Ainda falando sobre alimentação, busque comer cereais e grãos. Eles são ricos em carboidratos e ótimas fontes de energia, pois é essencial ter uma vida ativa na melhor idade mandando o sedentarismo pra bem longe.

 

Descubra aqui ferramentas essenciais para sua saúde

Usar aplicativos para monitorar a saúde é também uma ótima escolha. Pra quem usa iPhones, por exemplo, usar o aplicativo Health pode até mesmo salvar a sua vida em ocasiões específicas.

O aplicativo permite manter sempre seus laudos médicos registrados e monitorados por alguns outros aplicativos de suporte, como o “Hora de dormir” – no original é o Bedtime. Seu uso pode ser um fator de vida ou morte caso você tenha algum problema emergencial e não puder, de certa forma, usar o smartphone. Ele aparece mesmo com a tela bloqueada do aparelho permitindo assim que socorristas e enfermeiros entendam seu caso.

O uso de smartwatches é também uma boa pedida. Ajudará você a ter ciência dos seus batimentos cardíacos, mostrará o quando você caminhou e muitos até medem a sua pressão. Recursos que podem tirar muita gente de fatores de morte.

 

Conteúdo especial

Se você chegou até aqui temos uma dica especial!

Conforme vamos envelhecendo nossas funções cognitivas também sofrem e até mesmo a nossa capacidade de pensar rápido vai sendo lesada.

Durante a nossa vida nosso cérebro aprende a organizar as informações como se fosse um potente computador. O grande desafio para que você mantenha a sua saúde mental apurada é desenvolver exercícios cerebrais que tirem você da zona de conforto.

Isso pode ser feito com jogos, leitura de bons livros, música, meditação e muitas outras ferramentas que são saudáveis para qualquer fase da vida, inclusive a terceira idade.

Esteja sempre prestando atenção na sua saúde mental é visite também ótimos especialistas para isso.

Clique no banner abaixo e agende sua consulta conosco! Sua saúde mental é prioridade para nós. Por isso temos um time pra lá de qualificado nas áreas de neurologia, nutrição e psicologia para tornar sua vida ainda mais saudável.

Siga-nos no Instagram.

 

botao cta 1 - junho 2022

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram