Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

4 Formas de driblar as preocupações com o trabalho para dormir melhor

Você é daqueles que faz um tremendo esforço para conseguir se desligar das preocupações com o trabalho na hora de dormir?

Descubra nesse texto como driblar essas preocupações e recuperar a saúde do seu sono.

Segundo o médico oncologista Drauzio Varella, a insônia é um dos principais problemas de saúde do brasileiro, atingindo a marca de mais de 73 milhões de pessoas.

Para estes indivíduos dormir 8h completas é um luxo que raramente é desfrutado.

Crie um objetivo para dormir

Como tudo o que fazemos, sem um objetivo definido não vamos a lugar algum.

Quem sofre com o problema para dormir melhor também precisa ter um objetivo ao sair do trabalho e se dirigir para outros compromissos, inclusive o descanso.

Você deve redirecionar sua atenção quando perceber que seus pensamentos estão ainda ligados ao trabalho, aos problemas que ficaram lá e sobre como será o próximo dia.

Uma das formas de conseguir redirecionar a sua atenção é ter hobbies e atividades esportivas pois elas geram hormônios como serotonina, endorfina e dopamina. Elementos cruciais para ter uma vida produtiva, prazerosa e equilibrada.

Habituando-se a esse estilo de vida com hobbies e atividades que geram hormônios de satisfação e prazer, você conseguirá driblar as preocupações com o trabalho e dormir melhor saindo de uma vida sedentária e preenchendo sua agenda com recompensas hormonais capazes de “desligar você” dos problemas do trabalho e seus vastos desafios.

Você precisa determinar horários para suas atividades

Um dos grandes desafios para quem sofre de insônia é a concentração.

Por conta da má saúde de sono, ter um nível de concentração saudável é um desafio: você precisa fazer um enorme esforço para conseguir terminar as tarefas sendo produtivo e ao mesmo tempo fazer essas entregas com qualidade ímpar – Você se identifica com isso?

Mesmo sendo um esforço considerável (muitas vezes fazer isso será um grande esforço!), você precisa definir os horários principalmente de trabalho (isso inclui pensar sobre o trabalho) buscando focá-lo e deslocá-lo quando esse período estiver cessado.

Lembrese: o fato de ficar preso ao trabalho pode prejudicar e muito o seu sono e inevitavelmente a sua saúde em vários aspectos, incluindo strees e alzheimer.

Seu tempo fora do trabalho também é importante!

Coisas como “só vou dar uma olhada no e-mail”, ou “e se eu ver as notícias sobre a minha área de trabalho” são vilões poderosos contra quem sofre de ansiedade e tem problemas com o sono.

Obviamente ao checar o e-mail, ao ver as notícias da área de trabalho, seu pensamento, sua atenção e seu precioso descanso vão para o espaço, porque naturalmente você já estará pensando no trabalho na hora errada e gerando gatilhos que vão te preocupar, ou seja “pré ocupar” – se ocupar antes do tempo certo! – com os problemas que são para ser pensados na hora do trabalho, não do lazer!

O que fará uma total diferença para conseguir driblar as preocupações do trabalho para dormir melhor é justamente ficar longe do smartphone e da internet. Se for possível tenha um celular antigo, com um número que só as pessoas íntimas terão, a fim de que não tenha acesso a internet e fique longe das milhares de notícias por segundo e das infinitas notificações que geram mais ansiedade e consequentemente problemas de sono.

Desenvolva comportamentos na hora de ir dormir

Seguindo o pensamento de “fique fora da internet”, estimule a si mesmo a criar comportamentos na hora de ir dormir.

Um desses comportamentos é leitura: 30 minutos antes de ir pra cama, abra um livro com algum conteúdo leve e sadio.

Desenvolvendo esse hábito suas noites de sono serão melhores e você ainda aumenta o seu conhecimento criando essa rotina de leitura.

Tomar um chá relaxante também é um ótimo comportamento para desenvolver nos 30 minutos antes de ir dormir: o chá de camomila, por exemplo, tem um ótimo efeito calmante, porque é também um super relaxante muscular.

Além do chá e da leitura você pode também escrever: escrever seus pensamentos em um diário, criar uma listinha das coisas boas que estão acontecendo com você ou em sua volta tem o grande poder de embalar seu sono. Claro! Foque em coisas positivas e que vão te ajudar a relaxar, sempre!

Alguns outros hábitos fundamentais para tornar o seu sono saudável é também ter uma rotina com o horário fixo para o sono, não usar smartphones, laptops ou até mesmo ver televisão!

Comportamentos como o de levar trabalho pra cama e tomar bebidas estimulantes (como café, chá-preto, Coca-Cola ou alguma bebida alcoólica), podem “traumatizar” seu momento de descanso prejudicando (e muito!) a sua vida nas mais variadas esferas..

Precisamos aprender que o trabalho não é a única coisa em nossa vida e que não somos máquinas de produção. Somos pessoas e com muitos limites.

Aprenda a respeitar os seus e a confiar nas suas habilidades. Logo seus sonos serão mais tranquilos e sua produtividade aumentará significadamente por também priorizar e desfrutar do seu descanso.

Você é uma dessas pessoas que sofre de insônia por causa das preocupações com o trabalho?

Deixe seu comentário falando sobre suas principais dificuldades logo abaixo. Ou compartilhe com um amigo esse texto para ajudá-lo a conseguir o descanso adequado.

Para saber mais siga-nos em nosso Instagram.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Uma resposta

  1. Sou aposentado por invalidez temporária. Câncer mieloma múltiplo e não ando, sou acamado e já tentei com vários calmantes para dormir e atualmente estou usando o dormomid, 15mg 2 por noite e não durmo nada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sofre com enxaqueca?

Então vem conhecer o primeiro método
ENXAQUECA-KILLER!