Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

Quando o sono não combina com seu ritmo de vida

Quando o sono não combina com seu ritmo de vida

A qualidade do sono tem sido cada vez mais uma prioridade na vida das pessoas. A insônia pode prejudicar o humor, disposição, raciocínio, memória e desempenho profissional.

O nosso organismo é regido por por uma série de hormônios e neurotransmissores moldados ao longo da evolução humana e que definem o nosso relógio biológico. Essa ciclo é chamado Ritmo Circadiano e ele determina a nossa hora de dormir e acordar.

Transtorno da fase de sono adiantada

Algumas pessoas notam que os horários naturais do sono não estão ajustados com a rotina do dia-a-dia. Nesses indivíduos, o período de sono começa por volta das 18-19 horas e no meio da madrugada já estão prontos para começar a rotina. Esse é o chamado “dormir com as galinhas”.

Infelizmente a rotina urbana muitas vezes não nos permite respeitar esse chamado do organismo e resistimos ao inicio do sono, indo para cama muito mais tarde quando essa fase de sono já passou, sendo difícil de iniciar o sono novamente. E para piorar, no meio da madrugada o sono se vai de vez, transformando toda noite em um pesadelo.

Esse quadro pode facilmente ser confundido com sonolência excessiva, se considerarmos os cochilos no final da tarde e inicio da noite, ou com insônia quando consideramos os despertares precoces no meio da madrugada.

Transtorno da fase de sono atrasada

Nesses casos o organismo está programado para iniciar o sono mais tarde que o habitual, que poderia ser as 02 ou 03 horas da manhã por exemplo, e por consequência dormir até as 10 ou 11 horas. Porém esse ritmo causaria grandes transtornos para o trabalho e vida pessoal, fazendo com a que pessoa acredite que tem insônia na madrugada e sonolência matutina.

Tratamento

O tratamento para esses distúrbios de sono estão entre um dos desafios na neurologia, seja pela ausência de medicações específicas para esse fim, seja pela dificuldade de realizar mudanças nos horários e hábitos de vida para ajustar-se a um novo e fixo ritmo circadiano.

Durante o tratamento empregamos medicações e uma programação hábitos, exposição a luz e/ou escuro para que dessa forma o nosso Ritmo Circadiano entenda qual é a nova programação.

Após o ajuste inicial, é muito importante que se mantenha uma rigorosa rotina de horários tanto durante a semana como em finais de semana, afim de se preservar o novo padrão conquistado!

Gostou do conteúdo? Faça uma avaliação do Google clicando AQUI!

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Categorias

Mais Sobre Nós

Siga nosso Instagram
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.