Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

Esquecimento: Quando começar a se preocupar?

Com tantas atividades do nosso dia a dia, é comum esquecer onde guardou aquele objeto, perder o horário de tomar o medicamento, ou até mesmo ir no mercado para comprar algo e terminar comprando várias outras coisas, menos o que queria inicialmente.

Isso pode ter acontecido com você.

Todos os dias somos bombardeados por uma quantidade enorme de informações, e com a vida agitada e cheia de compromissos, fica cada vez mais difícil assimilar tudo que vemos.

Com o envelhecimento, a partir dos 40 a 50 anos, memorizar se torna um processo mais lento.

Já mencionamos a importância de se manter saudável na terceira idade, para conseguir alcançar a qualidade de vida, tão procurada por todos nós.

Problemas de memória podem fazer com que a pessoa tenha dificuldade para lembrar de nomes, acontecimentos ou até mesmo da pronúncia de algumas palavras.

Isso causa uma confusão mental, que quando passa a acontecer com mais frequência, é hora de se preocupar, pois pode ser algo mas sério.

 

esquecimento na terceira idade1 - junho 2022

 

Quando o esquecimento começa a afetar as atividades diárias, é necessário procurar ajuda de um especialista.

A falha da memória pode estar relacionada a morte de células cerebrais, que ocasiona a perda de funções cognitivas e doenças como o mal de Alzheimer, que atinge 7% dos idosos.

A perda de memória também pode ser sintoma de distúrbios mentais e problemas neurológicos, no entanto, o diagnóstico só pode ser dado pelo neurologista.

É ele o profissional mais indicado para orientar o paciente nesses casos.

Quanto antes procurar o neurologista, mais chances a pessoa tem de controlar os sintomas e fazer o tratamento com mais eficácia.

Caso contrário, algumas doenças podem progredir tornando muito mais difícil seu tratamento.

Existe um processo natural de morte dos nossos neurônios. Cada dia que passa, o neurônio vai atingindo o seu limite de funcionamento cognitivo.

Aos poucos, a qualidade da conexão que um neurônio fazia com menos idade, vai perdendo sua força com o avanço da idade.

 

O que pode causar a perda da memória?

  • Alteração ou privação do sono: Geralmente quem só consegue adormecer muito tarde, sofre de ansiedade e tem o sono interrompido por pesadelos ou qualquer tipo de desconforto, pode ter algum tipo de distúrbio neurológico.Tem também a Paralisia do sono, que afeta muitas pessoas.
  • Falta de nutrientes como o zinco, ferro, cafeína, vitamina B12, ômega 3 e fósforo: Todos eles são essenciais para orientar os impulsos elétricos que levam as informações para o cérebro.
  • Estresse e depressão: O cérebro não consegue enviar energia suficiente para o uso saudável da memória;
  • Remédios para ansiedade e labirintite: Os efeitos colaterais das substâncias presentes nos medicamentos usados para depressão e ansiedade podem causar confusão mental e esquecimento.
  • Uso de álcool e drogas: Maconha, álcool e cocaína interferem na na consciência e prejudicam as funções cerebrais e neurológicas.

 

esquecimento na terceira idade - junho 2022

 

Dicas para melhorar a memória e concentração

  1. Sempre ouça músicas que trazem lembranças de momentos vividos na juventude;
  2. Esteja sempre em contato com as pessoas que você gosta e que por algum motivo se encontram distantes;
  3. Leia livros interessantes, esteja sempre informado do que acontece no mundo;
  4. Procure se concentrar na atividade que está realizando, seja na alimentação ou numa conversa com alguém;
  5. Realize trabalhos manuais como bordados, pinturas, costuras em geral;
  6. Utilize a tecnologia a seu favor. Tem vários aplicativos para exercitar a memória e treino de concentração;
  7. Exercite seu corpo. Faça exercícios físicos diariamente, com orientação médica;
  8. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada, com todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento da memória;
  9. Jogos como o Sudoku exercitam a atenção, raciocínio e ajuda o treinamento da memória.
  10. Sempre estar aberto a começar a aprender atividades novas e diferentes, assim como conhecer pessoas diferentes e estar sempre em movimento.

 

LEIA TAMBÉM:

DEMÊNCIA DE ALZHEIMER E NEUROPSICOLOGIA
PARALISIA DO SONO: O QUE FAZER PARA SE LIVRAR DESSE MAL?
O QUE O NEUROLOGISTA FAZ?

 

Alimentos naturais que melhoram o esquecimento

Ter uma alimentação saudável é um dos principais fatores para alcançar a qualidade de vida. Afinal, muitas doenças são ocasionadas pela má alimentação. Os nutrientes que nosso corpo precisa auxilia não só na disposição física, mas também influencia diretamente na qualidade do funcionamento dos neurônios.

Por isso, os nutricionistas são profissionais necessários corretos para indicar quais alimentos ajudam em cada caso dos paciente. No caso de uma pessoa que sofre com a perda de memória, alguns alimentos são mais indicados para incluir no cardápio.

Entre eles estão alimentos de coloração verde, que contém substâncias que auxiliam no melhor funcionamento do sistema nervoso. Salmão, peixes de água salgada e abacate também melhoram a memória e concentração.

Outros alimentos também são indicados, são eles:

  • Azeite de oliva
  • Espinafre
  • Brócolis
  • Amêndoa
  • Amendoim
  • Castanha-do-pará
  • Gergelim
  • Óleo de canola

 

Procure a orientação de um especialista

Não podemos dar o nosso próprio diagnóstico, até porque cada um reage de uma forma diante de qualquer problema neurológico.

É importante procurar um especialista caso o esquecimento esteja se tornando frequente na sua vida, afinal, pode ser uma doença grave que exige tratamento imediato.

Aqui na Neurologia Integrada, realizamos tratamentos que conectam 3 áreas fundamentais para cuidar da sua mente: Nutrição, Psicologia e Neurologia.

Portanto, entre em contato conosco que lhe indicaremos o melhor tratamento para te garantir mais felicidade e bem-estar na sua vida.

Sua saúde é muito importante e não pode ser deixada de lado!

 

botao cta - junho 2022

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram