Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

 

O Guia Alimentar para a População Brasileira (2014) é um documento oficial publicado pelo Ministério da Saúde. Que adotou como objetivo entender o alimento de acordo com o grau de processamento, ou seja, compreender como ele foi transformado da forma in natura até chegar ao supermercado. Sendo um importante instrumento para escolhas alimentares saudáveis, pois o consumo de alimentos ultraprocessados está diretamente relacionado ao aumento da obesidade.

No Guia Alimentar os alimentos são classificados em 4 grupos: Alimentos in natura ou minimamente processados, Ingredientes culinários, Alimentos processados e Alimentos Ultraprocessados.

Alimentação Saudável

Para ter uma alimentação saudável, o Guia propõe que façamos dos Alimentos in natura ou minimamente processados a base da nossa alimentação (exemplo: espiga de milho ou milho congelado). Além disso, os Ingredientes culinários, como óleos, gorduras, sal e açúcar, podem ser utilizados, desde que usado com moderação, em pequenas quantidades, para temperar e cozinhar os alimentos in natura ou minimamente processados. Já os Alimentos processados (exemplo: milho em conserva), podem fazer parte de refeições que possuem como base os Alimentos in natura ou minimamente processados. No entanto, os Alimentos ultraprocessados devem ser evitados ao máximo (exemplo: salgadinho de milho de pacote).

Saiba como prevenir o AVC com alimentos saudáveis!

Saiba mais nesse artigo da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Categorias

Mais Sobre Nós

Siga nosso Instagram
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.