Você sabe o que pode estar causando sua enxaqueca?
O controle dos fatores que desencadeiam a enxaqueca é uma importante ferramenta no tratamento preventivo, também chamado de profilaxia.
A rotina acelerada ou até mesmo a elevada frequência de crises faz com que os portadores de enxaqueca não se deem conta da relação de determinados fatores com os dias de dor.
Por esse motivo é fundamental durante o tratamento com o neurologista a realização de um Diário da Cefaléia, onde o paciente anota todos os dias que apresentou dor, a intensidade, características e fatores relacionados, assim podemos mais facilmente identificá-los e se possível afastar do nosso dia-a-dia.
O que está causando sua enxaqueca?
O método mais tradicional é o diário manual, onde preenchemos com uma caneta (veja um exemplo AQUI) e levamos para o médico em cada consulta. Mais recentemente temos algumas opções digitais com aplicativos para smartphones, como o Diário Cefaleia desenvolvido por uma fabricante de medicamentos com colaboração da Sociedade Brasileira de Cefaleia e disponível para Android e iOs.
As principais causas de enxaqueca são divididas entre alimentares, hormonais, ambientais e hábitos. Para surpresa da maioria problemas de visão (óculos) e sinusite não são causas frequentes!
A seguir os principais fatores:
- Chocolate;
- Vinho tinto;
- Queijos, principalmente amarelos e envelhecidos;
- Molho de tomate;
- Alimentos condimentados, como salames;
- Mudança do padrão do sono, seja dormir menos ou mais do que se está habituado;
- Ficar longos períodos sem se alimentar;
- Período perimenstrual;
- Ambientes muito iluminados;
Esses são apenas alguns exemplos, sendo que cada pessoa pode ser sensível a um ou mais desses fatores.
Siga-nos no Instagram.
Gostou do conteúdo? Faça uma avaliação do Google clicando AQUI!