Toxina Botulínica para Tratamento do AVC

Você sabia que Toxina Botulínica serve para Tratamento do AVC? AVC é  a sigla para Acidente Vascular Cerebral, popularmente conhecido como derrame cerebral, consiste da disfunção aguda e morte de parte do tecido cerebral, podendo ter 2 principais causas, hemorragia ou isquemia cerebral.

O que causa o AVC?

O AVC isquêmico pode ser causado por diversos fatores, como hipertensão arterial, diabetes, colesterol, tabagismo, disfunções cardíacas, entre outras. O Check-up anual e o controle adequado dos fatores de risco são as melhores formas de prevenção desta doença, que é a segunda maior causa de morte no Brasil.
Tão importante quanto o controle dos fatores de risco, é a chamada prevenção secundária, que consiste em identificar, em um indivíduo que já sofreu um AVC, as causas deste evento e atuar de todas as maneiras para evitar que se repita.

Quais são as sequelas de um AVC?

As sequelas do AVC dependem do local do cérebro que foi afetado. A sequela mais comum e geralmente temida é a motora, que pode ser desde leve fraqueza de um lado do corpo (incluindo rosto, braço e perna), até a total falta de movimentos nesse lado.

Espasticidade

Nos casos de fraqueza severa (chamada de hemiplegia), além da fraqueza que afeta o braço e/ou a perna, o paciente pode apresentar dolorosa espasticidade, que é um rigidez na musculatura do membro afetado.

Essa rigidez pode levar a intensa dor, piora da função do membro e até dores intensas.

Como a Toxina Botulínica pode auxiliar pacientes que sofreram um AVC?

A toxina botulínica (popularmente conhecida como Botox) leva ao bloqueio da comunicação entre o nervo motor e músculo, com isso causa o relaxamento completo dessa musculatura, assim aliviando a rigidez muscular causada pelo AVC (chamada de espasticidade).

Alguns pacientes que sofreram um AVC severo, a espasticidade pode ser tão intensa que causa dores continuas e assim impedem a realização de terapias de reabilitação (como a fisioterapia).

Como é realizada a aplicação Toxina Botulínica para Tratamento do AVC?

A aplicação da toxina botulinica nos casos de AVC é realizada por médicos geralmente nas especialidades de neurologia ou fisiatria. A medicação vem em forma de pó direto do fabricante e deve ser mantido em refrigeração.

No consultório o médico deve diluir o pó em soro fisiológico e então deve ser aplicado em até 3 dias.

Quanto tempo leva para início da ação toxina botulinica?

Geralmente começamos a ver efeito nos primeiros 2 dias, podendo ainda obervar melhora nos 15 dias seguintes.

Quanto tempo dura cada aplicação de toxina botulínica?

O efeito da toxina botulínica vai se perdendo lentamente a partir do 3o mês, já sendo praticemente imperceptível cerca de 6 meses após a aplicação.

Por isso costumamos repetir a aplicação a cada 3 a 4 meses.

Aplicação de Toxina Botulínica (Botox) é cara? Quanto custa?

O medicamento (Toxina Botulínica) é considerado de alto custo. O valor da aplicação de cada ampola de toxina botulínica de 100 Unidades da marca Botox (Allergan) sai em torno de R$2500,00.

O convênio ou plano de saúde cobre a aplicação da toxina botulínica?

Felizmente a aplicação de toxina botulínica nos casos de espasticidade e distonia (isso inclui AVC) consta no ROL da ANS de Procedimentos de Cobertura Obrigatória.

Ou seja, o convênio deve oferecer reembolso para aplicação ou um profissional capacitado na rede credenciada.