Neurofeedback
O QUE É NEUROFEEDBACK?
O neurofeedback é um tratamento não invasivo que visa melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Este método possibilita a reorganização do funcionamento cerebral, corrigindo distúrbios, melhorando o desempenho cognitivo, comportamental e emocional.
Há ainda o uso da técnica para o aumento da capacidade cognitiva, a melhora no desempenho artístico, atlético e intelectual, além de aumentar a sensação de bem-estar de sujeitos normais.

"O neurofeedback é um tratamento não invasivo que visa melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória."

Como funciona o Neurofeedback?
Entendemos que o cérebro funciona por meio de descargas elétricas, que podem ser identificadas por exames de eletroencefalograma (EEG). Essas ondas elétricas são a base de comunicação entre os neurônios e podem melhorar ou prejudicar as funções cognitivas.
Por um software especializado, os sensores captam estes sinais elétricos oriundos dos neurônios, decodificando e processando em tempo real a partir da tela de um computador, com isso a pessoa aprende a transformar o cérebro com o condicionamento operante, aprendendo por tentativas e erros.
Responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, o neurofeedback regula e desenvolve as potencialidades, o que contribui para um melhor desempenho cognitivo e também comportamental.
O Neurofeedback emite radiação?
No tratamento com neurofeedback o paciente não recebe nenhum tipo de irradiação elétrica ou magnética do equipamento. Funciona com eletrodos que são colocados sobre o couro cabeludo para a captação das emissões elétricas dos neurônios, que pulsam dentro do crânio.
E o Neurofeedback funciona mesmo?
O Tratamento felizmente tem tido grandes avanços nas últimas décadas, com bons resultados no controle dos sintomas, com melhora da qualidade de vida dos pacientes e familiares. Demanda disciplina e comprometimento por exigir um protocolo bem intensivo, sendo recomendável entre 30 a 40 sessões, com uma frequência indicada de 2 vezes por semana, porém varia muito de pessoa para pessoa, do objetivo e da gravidade do quadro.
Cabe ressaltar que é um tratamento longo, mas que garante efeitos duradouros.
Quais as indicações do Neurofeedback?
Ansiedade, Depressão, Distúrbios de aprendizagem, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Dificuldade de Memória, Comprometimento Cognitivo Leve, Enxaqueca, Insônia, Estresse, Transtornos Alimentares, Fibromialgia, Otimização da Performance Mental, entre outros.
Confira nossos artigos mais recentes
Correr faz bem ou mal para a coluna? A Ciência Revela Como a Corrida Fortalece os Discos Intervertebrais
Correr faz bem ou mal para a coluna? Por muitos anos acreditou-se que os discos intervertebrais — estruturas responsáveis por amortecer impactos e proteger a
Especialista em Dor Crônica em São Paulo: Tratamento Multidisciplinar e Manejo de Longo Prazo
Manejo da Dor Crônica: Abordagem Integrada, Prevenção de Recaídas e Tratamento de Longo Prazo Se você está procurando um especialista em dor crônica em

Fibromialgia: talvez o seu tratamento esteja do jeito errado
Você já passou por diversos reumatologistas, realizou exames, tomou medicamentos e mesmo assim continua sofrendo com dores no corpo, cansaço extremo e sono não reparador?

Dor crônica no joelho, ombro, coluna ou quadril? Talvez o problema seja o tratamento errado.
Sofre com dor crônica no joelho, ombro, coluna ou quadril? Ortopedistas nem sempre resolvem. Conheça o tratamento com médico especialista em dor.
A Relação Surpreendente entre Intestino, Cérebro e Fibromialgia: O que o Microbioma Revela sobre a Dor Crônica
Você sabia que o seu intestino pode estar influenciando diretamente a intensidade da sua dor? Nos últimos anos, uma das descobertas mais fascinantes da medicina

Fibromialgia: Um Caminho para a Redução da Dor e da Fadiga Crônica
Tratamento multidisciplinar para fibromialgia com Dr. Bruno Funchal em SP: redução da dor, melhora do sono e qualidade de vida. Agende sua consulta hoje.