Nosso Blog

Informações úteis para você ficar atualizado

Um ponto final para a enxaqueca: uma das doenças mais comuns do mundo

Segundo a Anvisa, a enxaqueca é a terceira enfermidade que mais prejudica pessoas ao redor do mundo.

Recentemente, o Brasil aprovou um medicamento eficaz para o tratamento da doença direcionado exclusivamente para dar um ponto final nesse grande e grave problema.

Leia também:

Como driblar as preocupações com o trabalho para dormir melhor

Quando o sono não combina com seu ritmo de vida

Não confunda depressão com tristeza: confira aqui as diferenças

Só no Brasil cerca de 30 milhões de pessoas vivem um verdadeiro inferno com as terríveis dores de cabeça.

E as dificuldades não param por aí. Esse tipo de doença faz com que muitos indivíduos tenham constantes crises de vômito, uma grande sensibilidade a luz, som e odores.

Como dar um ponto final para a enxaqueca?

Até então, pelo menos no aqui no nosso país, ainda não existia um medicamento realmente desenvolvido com esse fim, mas no começo desse ano de 2019 a Anvisa aprovou o primeiro tratamento focado no combate desse mal.

Como o funciona?

O Erenumab (Pasurta) é uma medicação injetável. Ele funciona como aquelas doses de insulina que as pessoas que sofrem de diabetes usam. Pode ser aplicado na barriga, no braço ou na perna.

Prepare seu bolso

Ser exclusivo e ainda por cima ser uma novidade tem um preço e estamos falando de cerca de R$ 2 mil por mês. O “lado bom” é que você só precisará de 1 única dose mensal para combater o terrível mal que é conviver com enxaqueca. Problema que afeta sua vida de uma forma geral, principalmente a vida acadêmica e profissional.

Como o remédio funciona

A principal função do Pasurta é bloquear os receptores do peptídeo que conectam-se diretamente com os genes de calcitonina (CGRP), responsável por desenvolver em nós as complicadas crises dessa enfermidade.

O foco principal da enxaqueca são as mulheres

Segundo o neurologista Dr. Bruno Funchal, as mulheres são as que mais sofrem com enxaquecas. Elas são afetadas 3 vezes mais do que os homens. Isto é resultante, principalmente, das alterações hormonais que o organismo feminino sofre ao longo da vida.

A variação dos níveis de estrogênio e progesterona que acontecem devido à situações como menstruação, uso de pílulas hormonais, gravidez, menopausa, estresse e ansiedade podem piorar as crises de enxaqueca.

Leia também: Você sabe o que pode estar causando sua enxaqueca?

Enxaqueca também é um grave problema econômico

Para a Organização Mundial da Saúde, em 31 países onde foram feitas pesquisas sobre o mal da enxaqueca, 53% das pessoas relatam que sua produtividade caiu mais do que a metade por conta da doença.

Em muitos outros relatos, há pessoas que chegam a perder cerca de uma semana de trabalho por mês por sofrerem dos sintomas como enjoo, tontura, sensibilidade à luz, som e também a odores.

Problemas com memória e raciocínio

Os problemas no trabalho por conta da enxaqueca são frutos do prejuízo que essa doença causa até para os neurônios, porque ela dificulta a comunicação entre elas abalando as sinapses comprometendo também a nossa cognição.

Alto risco de infarto

Cientistas dinamarqueses e americanos alegam que um dos grandes riscos que a enxaqueca traz para saúde é também do alto risco de AVC. Os dados foram coletados entre 1995 e 2013 usando comparações entre a idade desses enfermos, sexo, massa corporal e o vício em cigarros (tabaco).

O mesmo estudo, desenvolvido em Stanford e Aarhus, na Dinamarca, alega que as mulheres têm sim uma maior sensibilidade a doença e uma maior sensibilidade também aos problemas que surgem com a enxaqueca, inclusive o risco de infarto e AVC.

Efeitos colaterais e contraindicações do Pasurta

Diferente dos outros remédios que estão sendo usados para combater a enxaqueca, o Pasurta tem baixos efeitos colaterais e não dá sonolência e ganho de peso. Seu “grande problema” é a causa de algumas manchas vermelhas e algum outro leve desconforto na pele.

A principal contraindicação é o uso na gravidez, pois ainda não foram produzidos testes com o uso do medicamento nessa fase da vida.

Como podemos te ajudar

Nós da Neurologia Integrada somos uma clínica especializada em doenças neurológicas, tratamento de dores de cabeça, AVC, queixas de memória, alzheimer, doença de parkinson, distúrbios do sono, dores crônicas, epilepsia entre muitas doenças que tem atrapalhando a cognição humana.

Se você pertence a este grupo que sofre com problemas de enxaqueca e procura colocar um ponto final para essa doença que afeta muitas pessoas por todo o globo, entre em contato com a gente e marque uma consulta.

Estamos disponibilizando algumas vagas gratuitas para pacientes testarem a medicação por um período de 2 meses. Basta clicar no banner abaixo e agendar uma consulta informando que tem interesse em iniciar a medicação. Nossa equipe irá estudar seu caso e informar se você foi um dos selecionados:

botao cta 1 - junho 2022

Coloque sua saúde em primeiro lugar para conseguir dar conta de todos os outros compromissos que cercam a sua vida.

Compartilhe também esse conteúdo para ajudar os seus amigos perceberem que há uma solução para o mal da enxaqueca e que muitos especialistas, inclusive nós, estamos trabalhando arduamente para que pessoas como você voltem a ter uma vida com qualidade e desfruto.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram